quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Peru - surpreenda-se!

Só o menos chato de nós botou os seus pezinhos no Peru, em novembro de 2011 e em maio de 2013. As duas viagens foram cheias de surpresas, e todas elas muitos boas. O Peru é um pais surpreendente, com um monte de coisas pra visitar, um povo muito simpático e, ponto fraco do José,  uma gastronomia maravilhosa. 

Na primeira das viagens visitei Lima, Cuzco e Machu Picchu. Na segunda Cuzco, Puno, Arequipa e Lima.

Lima é a porta de entrada do país, embora as principais atrações do Peru não sejam tão perto da capital. Em Cuzco, uma das cidades mais visitadas, me disseram que havia planos para a construção de um aeroporto internacional, mas forças políticas impediram a concretização do empreendimento porque senão "as pessoas não visitariam Lima". A duração do voo até Lima é de aproximadamente 5 horas e daí para as principais cidades (Cuzco, Arequipa, Puno, Trujillo, Chiclayo e Piura) de em torno de duas horas. Para Iquitos, na selva amazônica, um pouco mais.

TACA e LAN fazem voos direto São Paulo/Lima e também os trechos Limas/outras cidades. Vale a pena comparar os preços.

No Peru os táxis não têm taxímetro e por isso é necessário negociar o preço antes da corrida.

Embora a moeda nacional seja o nuevo sol, o dólar é aceito em algumas lojas e se pode fazer o cambio em qualquer agência bancária, sem burocracias, Cuidado com os cambistas nas ruas das cidades do país.


Lima
Encontrei, nas duas vezes em que estive lá, uma cidade muito limpa e segura. Fiquem tranquilos. 

Lima é uma grande cidade e ao mesmo tempo um pouco deserta, mas o trânsito não é tão sossegado não. Dizem que o sol não aparece muito por lá, mas também não chove quase nunca - a cidade está quase sempre envolta por um nevoeiro.

É uma cidade litorânea e sua disposição é ao longo da costa - as praias não são boas, mas a vista delas dos acantilados é fantástica. Lima está 150 metros acima do nível do mar, formando penhascos em quase toda a sua orla. A cidade  é bastante agradável e rende pelo menos 3 dias de visita.Vale a pena conhecer:
  • O centro histórico, muito bonito e conservado, com sua arquitetura colonial - observe os balcões: a Plaza Mayor, ladeada pela Catedral e Arzobispado de Lima, Palácio do Governo do Peru, Palácio Municipal de Lima, Palácio de la Unión e La Guardia Real; O Museu de Arte de Lima; a Basílica Menor e Convento de São Francisco o Grande; a Plaza San Martín, patrimônio cultural da humanidade; as Muralhas de Lima.
Arzobispado e Catedral     -     Basílica de San Francisco
Plaza Mayor e Catedral     -     Plaza San Martín
  • Os bairros Pueblo Libre (restaurantes); San Isidro (hotéis e restaurantes); Miraflores (hotéis, restaurante, comércio, artesanato) e Barranco (muitos restaurantes e lugar de agito, tipo a nossa Vila Madalena). Há muitos parques na cidade, inclusive a beira mar, como o Parque Central de Miraflores e Parque del Amor.
Faro de Miraflores  -  Plaza del Amor
  • Huaca Pucllana (Juliana), em Miraflores e Huaca Huallamarca (Pan de Azúcar), em San Isidro, sítios arqueológicos muito interessantes, em plena área metropolitana.
Huaca Huallamarca          Huaca Pucllana
  • Os mercados de artesanato com zilhões de coisas, de camisetas a produtos de baby alpaca, de chaveiros a jóias. Tudo muito barato, o que é uma tentação para os consumistas.

Cuzco
Aterrissar em Cuzco é empolgante e talvez um tanto assustador: o aeroporto é em um desfiladeiro e parece que o avião não vai conseguir chegar ao solo sem bater uma das asas nas montanhas, mas me contaram que os pilotos dessa rota são bons de mira.

Para os que não estão acostumados com grandes altitudes, como eu - a cidade está a 3.400 metros - a primeira preocupação ao pousar em Cuzco é com a dificuldade para respirar e cansaço, que eles chamam de soroche. Aconselham a descansar por pelo menos duas horas, depois de devidamente instalado no hotel, fazer refeições leves e  tomar muito chá de coca. Não dá barato não, tá!

As atrações na cidade estão perto da Plaza de Armas: a catedral, Compañía de Jesús, Santa Catalina, La Merced, Iglesia de San Francisco, o Museu Inka, os mercados de artesanato e produtos locais e o bairro de San Blás, local descolado. Perto da praça e em San Blás se encontram a maioria dos hotéis, restaurantes e botecos.
Plaza de Armas, Catedral e Compañía de Jesús
Pertinho de Cuzco ficam as impressionantes ruínas de Sacsayhuaman, segundo maior conjunto arqueológico inca. Aconselho a subir de táxi e voltar a pé. 
Sacsayhuaman
É possível fazer passeios de um dia pelas cercanias da cidade. Fiz dois deles:
  • Vale Sagrado, visitando Pisac e Ollantaytambo
Pisac   -   Ollantaytambo
  • Chinchero, Moray e Salineras de Maras
Chinchero e Centro de Mulheres Artesãs
Moray e Salineras de Maras
Cuzco é o principal ponto de partida para a atração mais visitada do Peru: Machu Picchu.


Machu Picchu
Pode-se chegar a Machu Picchu de trem ou por trilha. Vou falar sobre o trem, que foi o meio de transporte que usei. As trilhas agora são somente acessíveis com guias devidamente cadastrados.

O trem da PeruRail parte da estação de Poroy (aproximadamente 10 Km do centro da cidade) e é possível ir de táxi (25 nuevos soles em aproximadamente 20 minutos) ou comprar o bilhete combinado ônibus/trem. A estação final é em Águas Calientes, de onde saem vans e micro-ônibus até a entrada de Machu Picchu. Como o número de visitantes diários é muito grande e existe um número máximo permitido, é melhor garantir os bilhetes de trem e o ingresso para o parque. O boleto para o Parque Nacional de Machu Picchu pode ser comprado em Cuzco ou pelo site http://www.machupicchu.gob.pe/.
Machu Picchu
Eu fui e voltei no mesmo dia. É cansativo, mas não morri e muita gente faz isso. Em Águas Calientes existem hotéis para os que preferem ficar mais de um dia. A viagem Poroy/Águas Calientes dura pouco mais de duas horas e é muito confortável.


Arequipa
Conhecida como 'a cidade branca', por suas construções em sillar - pedra de origem vulcânica, Arequipa está a 2.300 metros de altitude e é dominada pelo vista do Místi, vulcão ainda ativo de quase 6.000.
Plaza Mayoy
Iglesia Santa Marta, com o Místi   -   Basílica Catedral
As principais atrações na cidade são: caminhar pelas ruas do centro histórico; a Plaza de Armas, ladeada por lindos edifícios em estilo colonial (a maioria deles são lojas, restaurantes e hotéis); a imensa Basílica Catedral; o Monastério de Santa Catalina, uma cidade dentro da cidade; o Complejo San Francisco, formado pela igreja, praça, museu municipal e centro de artesanato; a Iglesia Santa Marta e a Plaza España; Iglesia e Clautros de La Compañía; o Museo Santuários Andinos.

Valle del Colca
Existem passeios por alguns vilarejos próximos, mas não fiz nenhum deles. O que é mesmo imperdível é o passeio para o Valle del Colca. As agências oferecem opções de 1 dia, saindo de madrugadinha e de 2 dias, incluindo 2 almoços, um jantar-show e pernoite em Chivay - foi esse o que eu fiz e o show não foi mico. O roteiro inclui várias paradas em miradouros nas montanhas, no vale, alguns vilarejos (me lembro especialmente de Maca) e locais onde se pode apreciar as llamas, as alpacas e outros bichinhos bonitinhos. 

El condor pasa

O ponto alto do passeio é o Santuario del Condor. Quando você começa a ver os condores sobrevoando sua cabeça, o primeiro pensamento é que parecem urubus. Mas observando melhor esse bicho enorme, com mais de 3 metros de envergadura das asas e sua plumagem, principalmente o colar de penas brancas, e tentando loucamente fotografar ou filmar os pássaros, você percebe que está diante de algo incrível. Dá para ficar horas acompanhando sua dança, seus rodopios no cenário do imenso desfiladeiro e a reação dos espectadores.

Para os amantes, existem, por toda a cidade, lojas dos chocolates La Ibérica, com diversos recheios, inclusive de pisco.


Puno
Pequena cidade na divisa com a Bolívia. O interessante aqui é o passeio pelo Titicaca - o lago navegável mais alto do mundo, visitando as ilhas de Uros e Taquile. 

Uros é uma ilha flutuante, toda construída de uma planta chamada totora: chão de totora, casas de totora, barcos de totora. 
Uros

Taquile

Taquile é uma ilha natural, cuja vila fica no alto de uma colina, a 200 metros acima do lago. Para chegar até ela existem dois caminhos: uma escadaria com trocentos degraus ou uma trilha de quase 3 quilômetros. Meu grupo subiu as escadas e desceu pela trilha. Uma curiosidade da comunidade taquilenha é seu vestuário,  diferenciado conforme o estado civil de cada um.


Gastronomia
A gastronomia peruana é riquíssima: deliciosa, hiper-variada, sempre muito bem apresentada e não muito cara. Os principais ingredientes são as batatas; o tomate; o milho; a quinua; o abacate; o ají; carnes de vaca, frango e porco; peixes e frutos do mar.

Os principais pratos típicos são: lomo saltado; causa limeña; anticuchos; ají de galina, rocoto relleno; ceviche de pescado; arroz com mariscos; tacu-tacu; arroz chaufa; sopa criolla; cuy (porquinho da índia); palta a la jardinera.

A bebida clássica do Peru é o pisco sour, mas há uma boa cerveja peruana - a Cuzqueña. Também vale a pena provar a chicha morada, refresco feito de milho roxo e o tradicionalíssimo Inka kola, refrigerante com cor e gosto esquisito (em português mesmo). Um doce tradicional do Peru é o turrón de Doña Pepa, bastante diferente do turrón espanhol e o queso helado, vendido nas ruas em diversas cidades.

Alguns restaurantes em Lima: Mi propriedad privada, Amaz, Canta rana, Panchita, Estadio, El Tarwi, Las Mesitas, 


Para a próxima ...
Trujillo, para conhecer a maior cidade de barro do mundo - Chan Chan - e as Huacas del Sol e de la Luna.

Paracas, para visitar as Islas Ballestas e sobrevoar as Linhas de Nazca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário