quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Waitomo Caves - a coisa mais linda feita por deus

Deus existe, e eu discordo. Mas ainda bem nem todas as coisas foram criadas por nós, humanos. A natureza, em suma. E a coisa mais maravilhosa que eu vi na natureza, ou a coisa mais incrível não criada por humanos, foram as cavernas de Waitomo.

Waitomo é uma pequena vila na ilha norte da Nova Zelândia. Os turistas vão pra lá porque existem cavernas iluminadas por umas larvinhas que ficam presas ao teto, os singelos “glowworms”. Pensem em vagalumes, com suas bundinhas fluorescentes. Só multiplique por milhões. Daí você estará dentro de um barco, dentro de um rio, dentro de uma caverna escura, com o teto parecendo um céu estrelado. Coisa de deus.

Tem toda uma explicação geológica para a formação das cavernas e biológica para os glowworms. A luz neon emitida pelas fêmeas serve pra encontrar parceiros, basicamente. O grande lance é que as larvinhas permanecem apagadas, mas emitem luz quando sentem alguma vibração ou calor. Ou seja, elas estão lá deboas há milhares de anos. E ficam irritadiças quando aparece algum humano para atrapalhar a paz.

É praticamente impossível conseguir tirar uma boa foto das larvinhas, o interior das cavernas é muito escuro. Mas tem umas fotos boas profissionais da internet, vejam lá no final do post.

Bem, chegar em Waitomo é fácil. Você pode sair de Auckland ou Rotorua, as cidades mais próximas. Eu fiz o caminho saindo de Auckland bem cedo, chegando em Waitomo no final da manhã e indo para Rotorua ao final da tarde, após o passeio das cavernas. Saindo de Auckland você pode alugar um carro, dá uns 200 kilômetros. Ou pegar um busão, as duas empresas conhecidas são NakedBus e Intercity.

Em Waitomo existem diferentes cavernas e várias empresas que fazem o passeio tradicional de visita às larvinhas. Algumas incluem passeio de barco dentro da caverna ou atividades radicais como rafting e rapel. Basicamente você pode escolher se quer voltar pra casa molhado ou não. O passeio clássicão dura uma manhã ou uma tarde.

O tour que eu fiz foi pela agência Spellbound, eles te levam de van até uma fazenda nos arredores, e de lá você atravessa vias subterrâneas pra ver as larvinhas. Uma é bem parecida com as cavernas da chapada na Bahia, com os estalactites e tudo mais. A outra é bem mais exclusiva, com o teto estrelado.

Acho digno que se você estiver na Nova Zelândia, o esforço até Waitomo (que aliás é bem próximo de Hobbiton e as outras locações do Senhor dos Anéis, se você curtir tb).

Eu nem sei muito o que falar, só o que sentir:









Fotos de Joseph Michel



















Nenhum comentário:

Postar um comentário