sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

São Bento do Sapucaí

É uma cidade muito pequena na região da Mantiqueira paulista, não muito longe de Campos do Jordão. Pequena e simpática, mas nada bonitinha. É apenas um cidade do interior, cheia de casas antigas, ainda não enfeitada e maquiada para o gosto dos turistas. Achamos um tanto sem graça, mas, se o objetivo é descansar e fazer uns passeios tranquilos, São Bento é um local adequado. 






Não há nada para fazer na cidade, mas os restaurantes e cafés, todos simples, são bons e não muito caros. Ainda não chegaram à pequena São Bento os estabelecimentos que se pretendem chiques, mas são apenas caros, como os da vizinha Campos do Jordão. Há cervejas, café e sorvetes de marcas  regionais, todos ótimos. Cervejas artesanais de frutas, mel, manga e outros sabores diferentes estão à disposição em qualquer lugar, inclusive no supermercado. 

A grande atração é o Monumento Natural Estadual Pedra do Baú, formado por um complexo rochoso que inclui a Pedra do Baú, a Pedra do Bauzinho e a Pedra da Ana Chata.  São pedronas, mas a gente pode chamá-las de montanhas, sem problemas. A Pedro do Baú alcança 1950 metros de altitude, e pode ser vista de vários pontos da cidade, em diferentes ângulos. Para conhecer as pedronas de perto, é preciso pegar uma estradinha sinuosa, pavimentada em sua maior parte, e chegar até a entrada do parque. Paga-se uma taxa para entrar, mas nós, que além de chatos somos velhos, não pagamos nada. É o lado bom do início da velhice, não pagar para entrar nos parques, mas ainda aguentar fazer as trilhas, que lá são três: Bauzinho, de 470 metros e 30 minutos de duração, Ana Chata, de 3.800 metros e duas horas de duração, e Pedra do Baú, 4000 metros, 3 horas. Fizemos apenas a do Bauzinho, muito fácil. Decidimos não nos arriscar na outras duas, e ficamos bastante satisfeitos com a nossa. A paisagem é lindíssima, com direito a vista da região e da Pedra do Baú, que de perto não parece um baú. 

     Pedra do Baú, vista de baixo, na cidade

    Pedra do Baú, vista do parque





A região, dizem, tem muitas cachoeiras, mas só conseguimos ver uma bem pequena, na estrada. Segundo o moço da pousada, todas estão localizadas em propriedades particulares e, como a prefeitura estaria se lixando, os donos abrem se quiserem, só aos fins de semana. A única que, supostamente, estaria aberta, não estava. Era feriado do Natal, 24 e 25 de dezembro, o que explica muita coisa. Em todo o caso, se vocês forem a São Bento do Sapucaí, preparem-se para não ver cachoeiras. Detalhe: não há como obter informações, o único jeito é chegar até o local e dar com a cara da porteira fechada, apesar da placa informando que deveria estar aberta.

No bairro do Quilombo fica a loja da Arte no Quilombo, da associação de moradores do local, com peças muito bonitas, com destaque para as feitas de palha. Ali pertinho fica o ateliê do escultor Ditinho Joana, bastante famoso na região. Parece que se pode visitar o ateliê e ver o artista trabalhando, mas nesse dia estava fechado.

Que mais fazer em São Bento do Sapucaí? Bem, subir até o Mirante do Cruzeiro. Nada demais é só uma subidinha básica. Lá em cima tem uma vista bonita e uma cruz feiosa. Vale a pena, quando não se tem muito o que fazer. 



Outra atração simples, mas bonitinha, são as capelas de mosaicos, obras dos artistas Ângelo Milani e Cláudia Vilar, construídas com todo o tipo de cacos de cerâmica e vidro, fragmentos de estátuas etc. São três, mas, por falta de informação, não vimos a maior e mais antiga, que fica no centro da cidade, na propriedade dos artistas. Ãngelo também é responsável pela criação do mural de uma escola, construído com a ajuda das crianças que lá estudavam. Ao que parece, o mosaico é uma tradição local.





Caminhar pelas estradas, fotografando a paisagem, também é agradável.




Demos um pulinho em Gonçalves, ali perto, mas não precisava. Cidade pequena e também sem muita graça. Nem tentamos as cachoeiras, porque imaginamos que estariam fechada. 

É isso. São Bento é boa sugestão para um final de semana prolongado, para quem gosta de sossego, mosaicos e paisagens montanhosas. 




3 comentários:

  1. Adorei este texto. Críticas e elogios, na sua maioria, descreveram São Bento aos olhos de um Turista Sênior que tenho certeza, dedicou seu tempo em trazer informações importantes para nossa governança turistica e cultural desta lindaxe hospedeira cidade! Morei ali por 8,5 anos e fiz muitos amigos.

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha.... Adorei o POST. E acabei me enveredando por outras publicações do blog. Realmente vcs são chatos mas um tanto quanto engraçados. Obrigado pela visita e pelas dicas sobre são bento. Como morador vou tentar fazer o possível para que nas próximas vezes vcs tenham melhores experiências! Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  3. Frequentei São Bento por 5 anos e me mudei de São Paulo pra cá a um ano. Em um ano, saindo todos os finais de semana, não consegui ir a todos os lugares incríveis, inclusive cachoeiras. Acredito que não tenham sido bem informados, e infelizmente não há um ponto de informação ao turista. Quando quiserem retornar, me procurem. Meu nome é Margarete. Segue meu insta @saobentodosapucai_hospedagem
    Faço questão de mostrar a cidade e seus atrativos. Um abraço

    ResponderExcluir