terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

O palácio da imperatriz e o Canal do Amor

Em nossa última viagem à Grécia, em 2014, conhecemos duas ilhas: Cefalônia, sobre a qual já escrevemos,  e Corfu. 

Sabe-se lá porque acabamos esquecendo de fazer um post sobre essa última, mas garantimos que não foi por falta de merecimento da ilha.Cefalônia tem, talvez, praias e natureza mais espetaculares, mas Corfu, que não foi castigada por terremotos como a colega, tem mais patrimônio histórico e arquitetônico.



O centro histórico da ilha conta com duas fortalezas antigas, ambas construídas ou reformadas pelos venezianos que conquistaram o local no século 13 e lá ficaram por algum tempo. As ilha tem um jeitão meio italiano até hoje. Bonitos jardins, vielas cheias de lojinhas e restaurantes para turistas completam o passeio pelo centro. 







Dá para encontrar comida a preços razoáveis (na época dava, pelo menos) e os sorvetes são maravilhosos. Uma frutinha parecida com a laranja, chamada kinkan, é muito apreciada por lá. Geléias, licores (ruinzinhos), sorvetes e a própria frutinha cristalizada inteira são presença constante nas lojinhas de doces que cultivam, para nossa alegria, o saudável hábito de oferecer degustação dos quitutes. As lojas de joias e bijuterias são uma tentação perigosa. É muito difícil sair de lá sem alguma coisinha, porque os trabalhos são realmente muito bonitos e diferentes.


Ficamos hospedados na península de Kanoni, a meio caminho entre o centro da cidade e outros locais que pretendíamos visitar. Nosso pequeno hotel tinha uma sacadinha com vista para a Ilha do Rato, mas, em compensação, estava bem na rota dos aviões, que davam a impressão de estarem voando a uns dois metros das nossas cabeças. Como estávamos contentes e de bom humor, isso não nos incomodou, mas fica o alerta para quem pretende se hospedar por lá. Dica importante: em Corfu, é bom alugar um carro, para facilitar a exploração dos pontos de interesse.



O Canal d'Amour é uma praia diferente, formada pela erosão das rochas do local. Água verde, rochas cor de creme em bonitos formatos. Há uma pequena praia por onde se pode entrar no mar e um poço onde os mais arrojados gostam de saltar e os mais pacatos ficam a postos tentando fotografar.  Por ser um dos pontos turísticos mais famosos da ilha, o local é bem lotado e pouco sossegado. Fica na vila de Sidari.






Estivemos em algumas outras praias, mas não registramos os nomes. Por sorte fotografamos a placa de sinalização de Liapades (ou não lembraríamos o nome) onde passamos uma tarde bastante agradável: mar azul calmo, pedrinhas brancas  um tanto incômodas em vez de areia e gente em quantidades razoáveis.




Os cinquentões e sessentões devem se lembrar da série de filmes Sissi, com Romy Schneider, biografia romanceada de Elisabeth da Áustria (1837-1898). Pois essa imperatriz, que adorava a Grécia, construiu um palácio de verão em Corfu, hoje transformado em museu e aberto à visitação pública. A "modesta" residência grega da bonitinha recebeu o nome de Achilleion em homenagem a  Aquiles, herói grego predileto da dona da casa. A visita vale muito a pena, tanto pela beleza arquitetônica do palácio quanto pela bonita vista da ilha e pelas obras de arte espalhadas pelo local, com destaque para duas impressionantes estátuas de Aquiles.





Sissi e Aquiles

Tentando encontrar o caminho para o Achilleion comprovamos algo sobre os gregos de que já suspeitávamos: a capacidade de comunicação deles chega ao nível da telepatia. Funciona assim: você para o carro (a pé também funciona), faz cara de ponto de interrogação por alguns segundos  e pronto, um ou dois gregos já apontam o caminho, aos risos e gesticulando muito. Não precisa perguntar nada, não precisa falar grego nem inglês.

No Mosteiro da Virgem Maria, outra atração conceituada em Corfu, não entramos, porque monges não nos interessam muito. Apreciar a paisagem lá do alto já é diversão suficiente até para o mais chato dos turistas.




Mais fotos:
https://www.flickr.com/photos/jo_ma/albums/72157648158827845/with/15199703880/


Para informações mais completas sobre o local, sugerimos o blog da Virna, a brasileira que mora na Grécia.

https://umabrasileiranagrecia.com/2017/03/o-que-ver-na-ilha-de-corfu.html

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário