sexta-feira, 15 de julho de 2016

Whitehaven Beach - a praia mais bonita do mundo

Dez entre dez listas de praias mais bonitas do mundo incluem Whitehaven.

Chegar lá não foi nada fácil porque a gente perde a noção completamente de como a Austrália é gigante e tudo é muito longe. Se você tem tempo de sobra e disposição, dá pra encarar uma viagem rodoviária Cairns > Airlie Beach > Brisbane > Sydney, percorrendo quase a totalidade da costa de Queensland e New South Wales, a parte leste da Austrália.

Airlie Beach é a porta de entrada pra Whitehaven, embora o high society vá de avião e se hospede direto em Hamilton Island, que faz parte do arquipélago de Whitsunday. Frescura. Airlie Beach é uma cidadezinha maravilhosa, ensolarada, jovial, confortável, repleta de passeios bate e volta para Whitehaven.



Saímos de Cairns rumo a Airlie num busão Greyhound noturno (620 kilômetros de distância, 100$ australianos, saindo meia noite, chegando 11 da manhã), numa viagem não muito confortável, porém sem imprevistos (imprevistos são coisa raríssima na Austrália).

Ficamos no Magnums Backpackers, mais por falta de opção, porque era véspera do ano novo e estava tudo esgotado ou custando o olho da cara (duas diárias por 100$, quarto de casal super decente e banheiro coletivo, assepsia duvidosa, mas nada absurdo).



O Magnums é até bonitinho, os quartos ficam bem avançados na mata, embora a entrada seja por dentro de uma boate e sinuca e sports bar que estavam sempre lotados e barulhentos. O check in foi meio confuso porque eles tavam lotados e não tinham quarto disponível na hora que a gente chegou (uma espécie de overbooking), mas àquela altura na Austrália eu já tinha ligado o foda-se (devia ser o primeiro imprevisto de todos) e simplesmente larguei as malas no balcão e fui pra piscina.

O que é a piscina de Airlie? Piscina pública ma-ra, perdemos muitas horas lá lindamente.


No dia seguinte já tinha agendado o passeio pra Whitehaven com a Ocean Rafting (Northern Exposure Tour, 130$). Eles pegam cedo no hotel, colocam você nas roupinhas de mergulho anti-aguaviva, na parte da manhã tem um mergulho (nada de mais pra gente que já tinha feito a barreira de corais em Cairns), almoço e Whitehaven na parte da tarde.

Vou pular a parte chata e ir direto pro que interessa. A areia de Whitehaven é composta quase que totalmente por sílica, até a NASA usa os grãos pra fazer espelho de telescópio, então lá da casa do caralho no barco você já percebe a praia porque a areia é muito branca.

O pessoal do tour faz questão primeiro de subir uma pequena trilha pra ter a vista panorâmica da praia. Do alto dá pra ver bem os padrões e redemoinhos que formam na entrada da língua d'água que avança dentro da ilha. O desenho dos bancos de areia muda conforme a maré avança. É bonitaço mesmo.



Pegue todos os ingredientes necessários pruma praia perfeita e tem tudo lá:

areia branquinha, tem





águas quentes e cristalinas, tem





deserta e virgem, check






é nóis no perfeitão



As minhas fotos nem fazem jus, porque a praia é foda mesmo. Eu sinceramente não atravessaria o mundo apenas para riscar essa praia da lista das melhores, tendo Lopes Mendes, Ubatuba, Floripa, Arraial, Trancoso e  Sancho no quintal de casa. Mas se me perguntarem mil vezes se Whitehaven é uma das melhores do mundo e se eu voltaria para lá, a resposta é mil vezes sim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário