quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Como usar o metrô em Moscow e São Petersburgo

Andar de metrô na Russia, assim como todas as outras coisas para os turistas que não falam russo ou leem cirílico, pode ser intimidador. Mas só no início.

Em Moscow são quase 200 estações distribuídas em 9 linhas principais. Uma destas linhas é radial (veja a bola do mapa abaixo), conectando quase todas as demais linhas e essencial para o turista padrão. Bem no meião da rede fica o Kremlin e a Praça Vermelha.



Navegar no metrô é impossível se você não possuir um mapa bilíngue da rede. Eu utilizei este mapa impresso junto do aplicativo de metrô do Yandex, que é o Google russo. Vejam como funciona nesse demo. Baixem pro celular antes de sair às ruas em Moscow ou São Petersburgo.

As portas de entrada e saída das estação são bem sinalizadas, decore as palavras correspondentes em cirílico e faça um esforço pra não errar de porta se não quiser tomar esporro dos transeuntes ou seguranças (embora tomar esporro na Rússia seja uma constante, é melhor se acostumar). Cuidado com portadas na cara, porque elas servem contra o frio e são extramente pesadas.



É possível adquirir tickets utilizando máquinas de auto-atendimento. Elas possuem interface em inglês e aceitam notas e moedas. Mas nem sempre estão disponíveis ou são confiáveis. Eu preferi recorrer ao caixa tradicional e achei por bem comprar um cartão que dá direito a infinitas viagens ao longo de 3 dias (tem esse mesmo cartão para 1, 3, 7 ou 30 dias). Para indicar às senhoras do caixa que tipo de cartão eu queria comprar, primeiro visualizei a planilha de preços no site oficial do metrô em inglês, depois copiei para o celular a mesma tabela na versão russo. Mostrei a tela do celular através do vidro do caixa com a cópia da informação em cirílico e elas entenderam. Foi um dos poucos momentos que consegui tirar um sorriso de um nativo russo. Se isso for muito complicado, basta mostrar com os dedos quantas passagens deseja e dar o dinheiro.

O cartão é de papelão, você encosta no sensor e a portilha se abre, similar aos nossos bilhetes únicos e riocards.



Uma coisa que você pode estranhar é a profundidade das estações. As escadas rolantes, especialmente em São Petersburgo são imensas, leva minutos até chegar à plataforma.


Antes ou após descer as escadas, dependendo da estação, você deverá escolher qual linha ou direção. As linhas são facilmente identificadas por cores e a direção pode ser escolhida pela sequência de estações a seguir. Basta verificar nos painéis dispostos nas plataformas e usar o mapa bilíngue como recurso. Parece difícil, mas não é. Veja o painel abaixo: é só verificar o nome da estação destino e escolher lado esquerdo ou direito da plataforma. 


Dentro dos vagões existem aqueles painéis indicadores. Nos trens mais modernos o sinal luminoso vai indicando o percurso percorrido. Na dúvida, é só olhar pela janela os nomes das estações gravados nas paredes.


Fora isso, apenas a etiqueta convencional de metrôs em grandes cidades e o fato de os metrôs na Rússia serem dos mais bonitos do mundo.

Na verdade o metrô de Moscou é um paraíso comunista subterrâneo. Os lustres, mármores, mosaicos, murais e estátuas de heróis soviéticos foram concebidos para criar uma atmosfera de triunfo tecnológico e ideológico, em vez de serem meramente funcionais. As estações são propositalmente opulentas como uma forma de saudar o proletariado da cidade. 

Muitas estações construídas na era Stalin têm temas do realismo socialista, em conformidade com a máxima de que “a arte é inútil, a menos que sirva a política”. Após a morte de Stalin em 1953, Nikita Khrushchev condenou os excessos e luxo desnecessário do passado. O metrô entrou em um período mais sóbrio sob o slogan “quilômetros à custa da arquitetura”.

Oitenta anos e 200 estações depois, o sistema de metrô de Moscow transporta nove milhões de pessoas por dia, com planos de expansão para torná-lo a quarta maior rede do mundo até 2020.

Existem centenas de sites e blogs mostrando a lindeza das estações por dentro. As fotos ficam bonitas porque tudo é muito simétrico e com uma iluminação forte. Espero que Marina goste.




































 











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